Os cinco negócios selecionados como Top 5 da Expo Favela Rio Grande do Sul 2025 representam o que há de mais potente, inovador e transformador nas favelas do estado. Entre mais de 6 mil inscritos e 164 empreendedores selecionados para a feira, esses projetos se destacaram pela criatividade, impacto social, sustentabilidade, inovação e capacidade de gerar oportunidades dentro dos seus territórios.

O Top 5 simboliza a diversidade e o talento das favelas gaúchas, iniciativas que unem tecnologia, cultura, memória, sustentabilidade, empreendedorismo feminino, geração de renda e cuidado com o meio ambiente. Agora, esses cinco negócios seguem representando o Rio Grande do Sul na Expo Favela Nacional, em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro, levando consigo as histórias, vivências e potências que nascem das comunidades.

Conheça abaixo cada uma dessas iniciativas que estão construindo futuro e mudando realidades.

TOP 5

Orgânica Beneficiadora de Vidros

A Orgânica realiza o beneficiamento de vidros, transformando o que seria lixo em potes e garrafas higienizados e prontos para uso.

Reduzem o resíduo de vidro, valorizam o trabalho do catador e geram emprego e renda de forma sustentável.

Perifa Tech

PerifaTech é uma startup de impacto social criada por Roberta Capitão, empreendedora da Restinga. Atua como um assistente empreendedor no WhatsApp, que orienta microempreendedores da periferia a melhorarem seus negócios de forma simples, prática e acessível. A plataforma utiliza tecnologia com propósito social e faz integração segura com bancos e instituições parceiras, conectando empreendedores a crédito, capacitação e novas oportunidades de crescimento e visibilidade.

SDV Reciclando

Um projeto comunitário localizado na Vila dos Herdeiros, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Formado por mães chefes de família, o grupo atua com a coleta, triagem e reciclagem de resíduos sólidos, gerando renda e fortalecendo a economia local. Além disso, mantém uma horta comunitária que abastece a cozinha solidária, garantindo alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade. Transformam resíduos em oportunidades e promove dignidade e sustentabilidade na favela.

Território AfroSagrado

O projeto Território AfroSagrado dá visibilidade à presença e contribuição do povo negro na sociedade brasileira. Iniciado em Novo Hamburgo, município do Vale do Sinos (RS), destaca as tradições culturais e religiosas de matriz africana, historicamente silenciadas em uma região de forte colonização germânica, influência católica e luterana. Por meio de mapeamento, pesquisa e registro fotográfico, o projeto constrói memória, identidade e reconhecimento. Seu impacto fortalece a autoestima da população negra e dos povos de terreiro, combatendo o racismo e promovendo o respeito à diversidade cultural.

Redeiras

Associação Redeiras atua há 17 anos no mercado produzindo colares, bolsas e acessórios em geral feitos com escamas de peixe e redes de pesca de camarão. Localizada na Colônia Z3, em Pelotas, a associação é formada por nove mulheres e envolve mais de 20 famílias no fornecimento de matéria-prima. Resiliência é a palavra que define o trabalho coletivo das Redeiras, que transformam materiais da pesca em arte, geração de renda e sustentabilidade.